Natureza e Ambiente

Respeite a natureza, preserve a fauna e flora e mantenha tudo limpo. O ambiente agradece.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

PR3 OLR - GeoRota do Orvalho


Este PR foi publicado na Revista Anim'Arte nº 90 (out., nov., dez.) -Viseu

A GeoRota do Orvalho faz parte do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional
Concelho de Oleiros
Serra do Moradal

Treking realizado em Setembro/2012


Este percurso de aproximadamente 9 kms inicia-se no centro do Orvalho e acaba no cimo do Cabeço do Mosqueiro no Miradouro. Fica-se a conhecer o património histórico e religioso da aldeia e passa-se por várias linhas de água, as ribeiras do Orvalho e Água d’Alta, que dão um gosto e uma frescura natural ao percurso. As diferenças entre a vegetação e a geologia da serra do Moradal dão um contraste tão fantasioso que apetece repetir este percurso vezes sem conta. Após ter feito este PR com organização anual da JF do Orvalho que incluiu a caminhada organizada, jantar mediaval e teatro no Miradouro, voltei a fazê-lo, alguns meses depois, num treking de 3 dias. Foi completamente diferente a visualização principalmente do tipo de vegetação, fauna e flora e o apuramento dos sentidos e sensações com os cheiros e sons quer de dia quer de noite. Por isso, chamo a atenção para acampamentos “selvagens”. A comida deve ficar recolhida para não atrair animais. Foi uma aventura ouvir um javali com a sua cria à procura das migalhas. Num treking há a possibilidade de explorar os vários caminhos que se juntam aos percursos. No primeiro dia fiz parte do percurso com dormida junto à Cascata, o segundo dia acabou com a dormida no término do percurso no miradouro do Orvalho. O terceiro e último dia, após ver um magnífico nascer do sol e tomar um pequeno-almoço preparado e desfrutado nas “instalações” do comboio de madeira, encerrei o treking com uma nova visita pelas ruas do Orvalho.
No PR3 destaca-se a Cascata Fraga de Água d’Alta, as pontes de madeira, a Calçada Romana, o Forno das Mouras, o Parque de merendas do Mosqueiro, onde se encontra o miradouro e o desnível das rochas xistosas e grauvaques.
Do Miradouro do Orvalho, podem avistar-se os concelhos de Oleiros, Pampilhosa, Covilhã, Fundão… muitos montes e vales a perderem-se de vista. Imaginem o nascer do sol numa altitude destas…foi simplesmente mágico com todo o nevoeiro a cobrir as aldeias deixando destapadas apenas as serras mais altas.















Cascata da Fraga de Água d'Alta











Pôr do Sol no Parque de Merendas 

Nascer do Sol no Miradouro










Orvalho

Jantar Mediaval no Miradouro











Vista nocturna do Orvalho a partir do Miradouro



Parque de Merendas do Mosqueteiro



Sem comentários: